A Certificação

A CPLD-FT em detalhes

A Certificação Profissional em Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (CPLD-FT) é a primeira certificação brasileira apta a qualificar quem atua no setor quanto ao arcabouço regulatório de PLD-FT e os controles necessários para a prevenção e o combate aos crimes financeiros.

 

Um dos diferenciais da certificação é contemplar em seu conteúdo programático os aspectos específicos de leis e regulamentações brasileiras de PLD-FT.

 

O programa do exame está completamente atualizado em nosso “Guia de Referência de Estudos da CPLD-FT“, e contempla as regulamentações dos vários reguladores, como, por exemplo, Bacen, Susep, CVM e Coaf, além de considerar as diretrizes e as recomendações que constituem as melhores práticas nacionais e internacionais.

As vantagens de ser um profissional certificado:

Melhoria na
qualidade dos
serviços prestados
Atualização
profissional
constante
Networking e a
chance de expandir
seus conhecimentos
Ter um currículo cobiçado e se destacar nos processos seletivos
Maior chance de
uma ascensão profissional
Aumento da produtividade e melhoria do desempenho pessoal

Para quem a
CPLD-FT é indicada?

Qualquer pessoa poderá obter a certificação, seja ela profissional da área de PLD-FT, Governança, Riscos, Compliance, Controles Internos, Auditoria e Investigações Corporativas ou qualquer outro profissional dos setores público e privado. Não é preciso comprovar experiência prévia na área.


O certificado é concedido a todos os profissionais que obtiverem pelo menos 70% de aprovação no exame. A prova é realizada periodicamente pelo Instituto dos Profissionais de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (IPLD).

O passo a passo
para a inscrição

A inscrição para a CPLD-FT pode ser feita via Internet por meio do envio da ficha de inscrição devidamente preenchida. Após a submissão e a aprovação da candidatura, o candidato deverá realizar o pagamento da taxa de inscrição. Após esse processo, o IPLD confirmará a regularidade da inscrição.

Podem inscrever-se somente candidatos com curso superior completo ou em andamento em instituição regularmente credenciada pelo MEC. Será necessário enviar a comprovação.

As datas disponíveis para a realização da prova serão divulgadas no site do IPLD. A aplicação do exame será online ou ocorrerá na sede do IPLD, em São Paulo.

O que cairá no exame?

A CPLD-FT cobrirá os requisitos previstos para todos os segmentos do mercado financeiro, de capitais e segurador, além de contemplar as diretrizes e recomendações que constituem as melhores práticas nacionais e internacionais.

Confira o que será abordado na prova:

Módulo I

Conhecimentos Gerais

Módulo III

Sanções, Terrorismo e seu Financiamento

Módulo V

Legislação Nacional

Módulo VII

Estudos de Casos

Módulo II

Panorama Mundial

Módulo IV

Pessoas Expostas Politicamente

Módulo VI

Regulamentação no Brasil

Módulo I

Conhecimentos Gerais

Módulo II

Panorama Mundial

Módulo III

Sanções, Terrorismo e seu Financiamento

Módulo IV

Pessoas Expostas Politicamente

Módulo V

Legislação Nacional

Módulo VI

Regulamentação no Brasil

Módulo VII

Estudos de Casos

 

Material adicional

Traz, ainda, um indicativo de materiais para a complementação dos estudos. É uma lista de links que facilitaria sua organização e a sua preparação para a prova.

Sobre o exame

O exame de certificação compreenderá a aplicação de prova objetiva de caráter obrigatório e eliminatório. A prova é realizada através de programa de computador, desenvolvido e de propriedade exclusiva do IPLD.

O candidato aprovado obterá o direito de receber a Certificação Profissional em Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo, a CPLD-FT, que é válida pelo prazo de 3 (três) anos. Após esse período, deverá realizar nova prova.

Baixe o Regulamento e o Guia Completo de Estudos

Como podemos lhe ajudar?

A CPLD-FT não é obrigatória, mas obtê-la será um importante diferencial competitivo, pois comprovará que o profissional certificado reúne os conhecimentos técnicos e outras competências mínimas necessárias para atuar nas atividades de PLD-FT.

Qualquer pessoa poderá obter a CPLD-FT, seja ela profissional da área de PLD-FT, Governança, Riscos, Compliance, Controles Internos, Auditoria e Investigações Corporativas ou qualquer outro profissional dos setores público e privado. Não é preciso comprovar experiência prévia na área.

Sim. Os candidatos devem ter formação superior completa ou em andamento. O curso deve ser ministrado por instituição de ensino superior devidamente homologada pelo MEC.

Não. Para obtenção da CPLD-FT, os interessados podem simplesmente se inscrever e pagar o valor da certificação.

Basta clicar aqui para obter todas as informações sobre as regras, os procedimentos, os benefícios e os custos de associação.

Basta clicar aqui e selecionar uma opção para que você possa preencher a “Ficha de Inscrição da CPLD-FT”. Concluído o preenchimento, você será orientado sobre o envio da documentação comprobatória constante do “Regulamento da CPLD-FT”.

O exame da CPLD-FT é aplicado somente por profissionais habilitados pelo IPLD, que utilizam uma plataforma digital desenvolvida exclusivamente para esse fim.

Não. O exame é realizado apenas de forma online. O candidato poderá estar na localização geográfica que desejar e fazer a prova no ambiente online, conforme regras determinadas pelo IPLD para o ambiente de prova online, e na presença de um supervisor do IPLD que estará monitorando os profissionais durante o exame de certificação em tempo real.

Não. O banco de questões do exame da CPLD-FT é composto por questões com diferentes graus de dificuldade, as quais são selecionadas de forma equitativa e randômica pela plataforma digital.

Não. A recertificação, a cada 3 (três) anos, deve ser feita somente mediante a realização de novo exame.

O(A) candidato(a) terá o prazo máximo de 3 (três) meses para realizar o exame da CPLD-FT.

Sim. Caso o(a) candidato(a) não alcance o índice mínimo de acertos, deverá ser pago o valor equivalente a 20% (vinte por cento) do valor integral da CPLD-FT.

Entre em contato com o Instituto através do telefone (11) 9 9529 6234 ou pelo e-mail contato@ipld.com.br